O livro será escrito pelas professoras Gilda Gomes e Rosângela Pinheiro
A Conferência de São Vicente de Paulo de Turmalina (MG) alcançará neste ano de 2025 um século de existência. Para celebrar essa trajetória, a instituição decidiu eternizar sua história em um livro com a trajetória da conferência e seu impacto na história política e administrativa do município. O projeto, há muito tempo idealizado pelos membros da conferência, será escrito pelas escritoras turmalinenses Gilda Gomes e Rosângela Pinheiro.
O livro, que será lançado com os documentários, trará detalhes históricos importantes que estavam guardados em atas e documentos antigos. Entre as informações mais relevantes está a luta da conferência para conquistar recursos financeiros, com destaque para o momento em que a instituição passou de valores modestos, como os 3 mil cruzeiros, para uma subvenção significativa de 35 mil cruzeiros. Além disso, o livro também se debruça sobre o papel fundamental das mulheres na conferência, algo que passou por uma evolução significativa ao longo dos anos.
Uma pesquisa histórica revelou conexões entre a conferência e o desenvolvimento político e administrativo de Turmalina. Os mesmos líderes que, no passado, comandavam as ações vicentinas também estiveram à frente da emancipação do município. A conferência é responsável pela manutenção do Hospital São Vicente de Paulo, fundado antes mesmo da criação oficial do município.
Sem ainda ter data prevista para lançamento, o livro irá homenagear o centenário da instituição e oferecer à população uma visão aprofundada de como a história da Conferência Vicentina e a de Turmalina estão indissoluvelmente ligadas.