Drones, tratores e inseminação artificial foram os cursos ministrados
O mês de abril está sendo marcado pelo desenvolvimento para o setor agropecuário de Capelinha e região. Entre os dias 31 de março e 11 de abril, o Sindicato de Produtores Rurais de Capelinha, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Angelândia, promoveu três cursos profissionalizantes que capacitaram dezenas de agricultores e trabalhadores rurais.
O curso de inseminador artificial foi realizado na Fazenda Soturno, de propriedade do produtor Pedro José de Paula, entre 31 de março e 4 de abril. Ministrado pelo especialista Danilo Dayrell, com apoio da agente Marta Horta, a formação ensinou técnicas avançadas de inseminação artificial em bovinos, incluindo anatomia do aparelho reprodutor, fisiologia do cio, manuseio de sêmen e procedimentos de inseminação.
Logo na sequência, o curso de drone, captura e mapeamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de abril, na Uai Tec, sob a orientação da instrutora Graciele Brito Sales. Durante os três dias de formação, os participantes aprenderam a operar drones, a fazer o monitoramento agrícola e a análise de plantios, entre outras atividades.
Por último, mas não menos importante, na comunidade Bateria do Riacho, ocorreu o curso de trator agrícola, ministrado pelo instrutor Edgar de Oliveira entre os dias 7 e 11 de abril. Com apoio da Secretaria de Agricultura de Angelândia, os alunos receberam treinamento prático e teórico sobre manutenção, operação segura e regulagem de tratores, entre outras instituições.