A notificação foi enviada para mais de 7 mil pessoas físicas e jurídicas
Vários secretários e ex-secretários da atual gestão municipal e vereadores estão entre os contribuintes com débitos tributários e não tributários em Capelinha (MG). O decreto nº 185/2025, publicado em 21 de março, autorizou a notificação para mais de 7 mil pessoas físicas e jurídicas, incluindo diversas figuras públicas com débitos em IPTU, ISSQN ou de outras obrigações fiscais sob responsabilidade da administração tributária municipal.
Entre os notificados está o responsável pela Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Gilmar Isaías dos Santos, porém na mesma situação encontra-se Luciano Costa Barbosa, responsável pela Secretaria de Saúde, e Silas Gonçalves Fontes, que comanda a Secretaria de Transportes.
A surpresa maior, no entanto, é a presença de Jhonatan Cristian de Oliveira, secretário de finanças, que também figura entre os devedores. Porém não ficou de fora a ex-secretária, Maria Elizabete Silva Porto, que foi responsável pela pasta da educação até o mês de abril.
A relação de devedores também atinge o Legislativo Municipal, com cinco vereadores notificados. Entre os parlamentares que têm débitos com o município estão Sebastião Rodrigo Gomes, Cleuber Luiz de Miranda, Iadson Marcos Gonçalves, Charles Rosa Machado e José Alves da Silva, que constam entre os notificados com pendências fiscais.
A medida estabelece que todos os notificados terão 30 dias para regularizar suas situações financeiras junto ao município. Segundo o decreto, assinado pelo prefeito Jonas Barreiro, a iniciativa visa garantir “justiça fiscal” e “arrecadação municipal” do município.
As listas com os devedores foram assinadas pelo chefe de Rendas e Fiscalização, Cláudio Vítor, e publicadas no Diário Oficial do município. Os inadimplentes podem parcelar os valores em até seis vezes sem acréscimo de juros ou multas. Para condições de pagamento mais extensas, será cobrado juros e multas em relação à dívida.
O Gazeta dos Vales continua verificando a lista completa de devedores para apurar se há outros gestores ou ex-gestores com débitos e convida a todos os citados a enviar justificativa à nossa reportagem. À medida em que forem enviadas, a matéria será atualizada.