O município de Capelinha, no início deste ano, lançou o projeto “Enxurrada Zero”. Idealizado pelo Secretário de Administração e vice-prefeito Aléquison Gomes, o programa tem como principal objetivo a construção de rede pluvial, em diversas regiões da cidade, visando a captação da água da chuva para diminuição da enxurrada, e, consequentemente, de alagamentos na área central da cidade.
Na etapa em execução, a Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura, está trabalhando para construir uma rede pluvial com extensão de 1,5 km, na parte alta da cidade, beneficiando os bairros Vista Alegre, Jardim Imperial, Planalto, Maria Lúcia, Bourbon, Morada Nova, Alvorada, a região da Avenida Tico Neves (antigo Anel Rodoviário) e o Residencial Jardins que também está em construção.
Investimentos
Dos investimentos para esta etapa do “Enxurrada Zero”, a Prefeitura pretende arcar 72% da obra e os outros 28% será financiado por construtoras que tem loteamentos na região. A conquista do valor da iniciativa privada veio por meio de acordo firmado com o Ministério Público, que exigiu investimentos de construtoras, já que os bairros da região tinham rede pluvial, mas não estavam em funcionamento, por falta de rede de captação de enxurrada.
Iniciado há menos de 2 meses, o serviço começou com o reforço de uma represa localizada na área rural da cidade, denominado Fazenda Campo Limpo. No local, além de reforçar a barragem, foi construído também dissipadores, com intenção de reduzir a força da água, tanto que caí na barragem, como a água em excesso que saí da represa.
No momento atual, o município agora trabalha com a construção da rede pluvial, que já está entra na área urbana da cidade, aos fundos do bairro Vista Alegre, próximo ao depósito de gás do Diego Fernandes.
Trajeto da obra
De acordo com o projeto elaborado, a rede passará pelas avenida Pérola, avenida Berilo, avenida Turmalina (em frente ao Posto Mirante), seguindo pela avenida Tico Neves (Anel Rodoviário0 e, ao chegar na rua Primeiro de Maio se dividirá em dois braços, sendo um de encontro a rede pluvial do Morada Nova e Jardim Imperial, e o outro braço, seguindo pela avenida Tico Neves, por mais 50 metros, sentido Jardim Aeroporto.
Outra rede será construída aos fundos do Bairro Vista Alegre, passando pela rua Malacacheta e indo de encontro até os bairros Alvorada e Residencial Jardins.
Alívio para comerciantes
A construção da rede pluvial, além de beneficiar moradores dos bairros e adjacências, também trará alívio para comerciantes na região da Avenida Tico Neves. Em conversa com o empresário Moacir, dono de autopeças e oficina mecânica na região, o comerciante fala sobre o alívio que a obra, quando finalizada, trará para sua empresa.
“Nós estamos na expectativa de que esse projeto se torne realidade. Há anos convivo com alagamentos causados pelas enxurradas na porta da minha loja, que muitas vezes traz lama, sujeira e até prejuízos”, conta ele.