Cinco dos 13 parlamentares têm formação superior completo ou incompleto
A nova composição da Câmara Municipal de Capelinha para o mandato de 2025 a 2028 tem uma diversidade no nível de escolaridade dos vereadores eleitos. Dos 13 representantes, cinco possuem ensino superior completo ou incompleto (38,46%), seis concluíram o ensino médio (46,15%), e dois têm o ensino fundamental completo ou incompleto (15,39%).
Entre os vereadores eleitos, seis possuem ensino médio completo, incluindo Charlim da Saúde (MDB), Cí da Farmácia (PRTB), Cleuber Luiz (União Brasil), Lú do Piedade (Avante), Maria Carlota (PRTB) e Zé Alves da Saúde (Mobiliza). Em contrapartida, Fefé Amigo do Povo (União Brasil) e Daniel Domingues (Avante) são os únicos parlamentares eleitos sem ter cursado o ensino médio, tendo eles ensino fundamental completo e incompleto, respectivamente.
Dos cinco vereadores com ensino superior, três foram eleitos pela primeira vez nas eleições de 2024, sendo os parlamentares Tenente Louzada (PL), Rodrigo da Saúde (Mobiliza) e Fernando Cordeiro (PSD). Além deles, os vereadores Régis (Novo) e Iadson da Saúde (PL) que foram reeleitos para segundo mandato, têm ensino superior completo e incompleto.
Nas eleições de 2024, a Câmara Municipal de Capelinha passou por uma renovação significativa onde seis dos 13 vereadores eleitos, ou 46,15% dos parlamentares, não estão presentes no mandato atual, de 2020 a 2024.