Iniciativa da EMATER visa promover o protagonismo da juventude e a geração de renda nas áreas rurais
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), lançou uma chamada pública destinada ao cadastramento de jovens rurais interessados em participar do Programa Futuro no Campo. O objetivo é selecionar jovens com idade entre 16 e 29 anos, residentes no meio rural, para integrar um programa voltado ao fortalecimento da juventude rural por meio de ações educacionais, empreendedoras e de desenvolvimento local.
O Programa Futuro no Campo busca ampliar a participação dos jovens em processos produtivos familiares, geração de renda e acesso a políticas públicas. Além disso, visa fortalecer o protagonismo da juventude rural, promover a sucessão familiar nas propriedades agrícolas e contribuir para a redução do êxodo rural.
Para participar, os jovens devem preencher requisitos específicos. É necessário ter idade entre 16 e 29 anos, ser filho de agricultores familiares, produtor rural ou residir em área rural. Além disso, é preciso participar ativamente dos processos produtivos familiares, possuir vínculo educacional ativo e consentimento familiar para participação. Os candidatos também devem residir em municípios com presença de extensionistas da EMATER-MG.
As inscrições devem ser realizadas até esta sexta-feira, 29 de novembro, exclusivamente pela equipe técnica local da EMATER. Uma comissão de seleção analisará as candidaturas, e os resultados serão divulgados no site até 2 de dezembro. Para mais informações clique aqui e acesse o edital.