Prefeitura quer barrar pandemia sem fechar comércio

0

Em uma live realizada no final da tarde desta quinta-feira, 3 de dezembro, o Prefeito de Capelinha, acompanhado do Comandante da Polícia Militar, Coronel Gilberto, do Comandante do Pelotão, Tenente Rone, e da Secretária de Saúde, Célia Peçanha, informou que, apesar da macrorregião do Jequitinhonha estar na onda vermelha e da microrregião de Capelinha (Capelinha, Minas Novas e Turmalina) ser classificada em onda amarela, o município não irá restringir o funcionamento do comércio.

 “Queremos intensificar a fiscalização, fazer algumas restrições de funcionamento, mas não iremos fechar nenhuma comércio no momento pois sabemos que o prejuízo econômico pode ser desastroso. Não descartamos a possibilidade de fechar tudo, mas acreditamos que os comerciantes e a população irá nos ajudar nessa luta”, enfatiza o Prefeito.

A decisão está amparada no julgamento do STF, que determinou que estados e municípios tem autonomia para impor ou não o isolamento.

Segundo Tadeuzinho, o decreto será divulgado nesta sexta-feira, 4 de dezembro, em que irá restringir o funcionamento de bares, comércios e até velórios. “Se for necessário, vamos usar o poder de polícia para responsabilizar quem não cumprir o decreto”, enfatiza.

Boletim epidemiológico

Durante a Live, a Secretária de Saúde, Célia Peçanha, comunicou mais três casos de COVID-19 confirmados chegando a 275. Sete pessoas estão em isolamento domiciliar.

Já em relação aos leitos, cinco pacientes estão na UTI COVID, sendo um paciente de Veredinha, Dois de Turmalina e Dois de Minas Novas. Em leitos clínicos, um paciente de Capelinha aguardando resultado, um paciente de Capelinha e outro de Santa Maria do Suaçuí confirmados.