A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Agência de Inteligência (AIP) da 2ª Delegacia de Polícia Regional de Polícia Civil de Capelinha recebeu informações oriundas da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Minas Geral (ASCOM), pertinente à apuração de crime de estelionato praticado em meio cibernético.
Assim, após trabalhos investigativos em contato com uma das vítimas, nos foi informado que o crime teria ocorrido através de divulgações de venda de roupas por um perfil da rede social Instagram, sendo que, as informações preliminares indicavam que os supostos autores, poderiam estar residentes na cidade de Capelinha/MG. Além disso, a vítima esclareceu que os autores utilizaram as divulgações de sua página, através de outros perfis do Instagram, que contam com número expressivo de seguidores, como forma de dar maior credibilidade à venda e, assim, alcançar um maior número de vítimas. Portanto, após consumar a compra e efetuar o pagamento, as vítimas eram bloqueadas nas redes sociais e não recebiam as mercadorias adquiridas.
Dessa forma, foram intensificadas as diligências que permitiram identificar e qualificar vítimas dos estados de Pernambuco, Pará e Mato Grosso do Sul, que ratificaram as informações obtidas pela equipe de Investigadores de Polícia da AIP. Outrossim, durante as investigações, a Polícia Civil obteve êxito em colher informações de autoria, identificar e qualificar uma adolescente de 17 anos, que figura como uma das suspeitas na consumação do crime.
Portanto, com a conclusão do inquérito, o procedimento será encaminhado à Justiça para apreciação pelo Poder Judiciário.