A Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo recebeu na última terça-feira, 07 de janeiro, a primeira reunião de 2025 entre a nova equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Capelinha, e a equipe multidisciplinar da FHSVP.
Estavam presentes a presidente da Fundação Ana Lúcia, o Secretário Municipal de Saúde, Valmir Camargos, a coordenadora da Atenção Primária, Aline, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andressa Guedes e a Referência Técnica de Vigilância Ambiental, Juvenira Mendes Nunes.
Dentre os assuntos tratados, a pauta principal foi a prevenção de doenças relacionadas a Arboviroses, transmitidas por “mosquitos”, sendo as mais comuns a Dengue, Chikungunya e o Zika que são transmitidas pelo Aedes aegypti.
Após este período de chuvas, o acúmulo de água parada em recipientes, pneus ou outros tipos de reservatórios provisórios é inevitável, o que deve provocar um aumento nos casos dessas doenças.
Pensando nisso, as duas equipes se reuniram para traçar as medidas de contenção para diminuir os impactos do contágio. Dentre as medidas, está a conscientização popular sobre a prevenção, e descarte apropriado de materiais que possam acumular água, e também um trabalho ordenado entre as equipes multidisciplinares das duas entidades.
Valmir Camargos e Ana Lúcia se colocaram à disposição para cooperar para uma parceria sólida e satisfatória entre as instituições.