Pacientes de Capelinha que fazem hemodiálise em Diamantina reclamam da mudança de horário

0

Pacientes de Capelinha que fazem hemodiálise em Diamantina estão revoltados com mudanças de horários estabelecidos para seu transporte.

De acordo com um depoimento de um paciente, há anos o horário de saída de Capelinha era às 6 da manhã e desde a última sexta-feira, 10 de Setembro, a Prefeitura alterou esse horário para 4 e meia da manhã.

A justificativa, segundo o município é que os pacientes não utilizam um transporte único e outras pessoas também devem ser levados para realizarem exames.

Morador do bairro Bouganville, Pedro Rodrigues, de 35 anos, fala das dificuldades que serão enfrentadas com a alteração de horário. “Chegamos lá às 8h40 e Somos obrigados a esperar na porta do hospital, lugar cheio de bactérias e que passam várias pessoas com COVID. Nossa imunidade é baixa e isso coloca em risco nossa saúde”, explica.

Ele explica que, mesmo chegando um pouco mais cedo, precisam ficar esperando até as 11h40 para atendimento no setor de hemodiálise.

Além dele, outras 11 pessoas necessitam do serviço da hemodiálise para sobreviver. Segundo ele informou, muitos pacientes se negaram a ir neste novo horário como forma de protesto, e em resposta receberam que eles não têm direito em um transporte específico só para eles, e que se quisessem ser levados deveriam seguir os horários estabelecidos.

“A hemodiálise é um serviço necessário, porém uma coisa que desgasta bastante os pacientes, por isso é necessário o máximo de atenção voltada a essa questão”, explica um outro paciente, que há anos enfrenta o tratamento.

Para sobreviver, os pacientes de Capelinha enfrentam semanalmente três viagens, sendo às segunda, quartas e sextas. Ao todo, são 1.500km por semana.

Na última quarta-feira, 15 de setembro, o vice-prefeito de Capelinha publicou um vídeo em que conversava com os pacientes. No vídeo, o político explica que ouvir as demandas é de muita importância, mas que nem sempre é possível atender.

Até o momento, a informação colhida pelo Portal Gazeta dos Vales, é que a Prefeitura irá manter o novo horário de transporte de pacientes, como foi informado na manhã de hoje aos pacientes do serviço.

“Bom dia passando para informar que amanhã sairemos as 5 horas. Sendo que as 4:40 o motorista irá me pegar e iniciaremos nossa trajetória de costume. Solicito que todos estejam a disposição a partir deste horário para evitarmos transtornos”.

diz a mensagem encaminhada a um dos pacientes que utiliza o serviço.