Os que atuarão como voluntários representam 48% dos que ocuparão esta função nas eleições de outubro
O número de mesários voluntários que participarão das eleições de 2022 quase dobrou em relação ao pleito de 2018. De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve um aumento de 93%.
Nas últimas eleições gerais, eram 430 mil voluntários. Neste ano, serão 830 mil voluntários. O número representa 48% do total de mesários, de 1,7 milhão.
Em comparação com as eleições municipais de 2020, houve um crescimento de 23% no número de inscrições.
Todo eleitor com 18 anos ou mais pode se candidatar a ser mesário voluntário. A possibilidade só é vetada a candidatos e seus familiares até segundo grau.
Também não podem trabalhar nas seções eleitorais integrantes de partidos políticos, agentes ou autoridades policiais e funcionários que exercem cargo de confiança no Poder Executivo.
O programa de mesário voluntário teve início em 2004, com o objetivo de incentivar os cidadãos brasileiros a participarem do processo eleitoral.
Os convocados para atuar como mesários têm prazo de cinco dias para fazer a contestação. A dispensa do trabalho ocorre em casos específicos, após avaliação de juiz eleitoral.
Como contrapartida à atuação no dia da eleição, os mesários têm direito a dois dias de folga no trabalho. Todos também recebem auxílio alimentação na data do pleito e têm preferência em caso de desempate em concursos públicos, quando há previsão no edital.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio Nova Brasil FM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
FONTE: CNN BRASIL