Ministério Público investigará possíveis candidaturas ‘laranjas’ nas eleições municipais de Capelinha

0

O Partido Socialismo e Liberdade -PSOL- de Capelinha, entrou com uma representação junto ao Ministério Público para denunciar possíveis candidaturas “laranjas” nas Eleições de 2020 na cidade e solicitou, ainda, uma rigorosa apuração em relação à motivação das mesmas.

Em uma publicação divulgada numa rede social, o partido afirma que “entende que candidaturas “laranjas” ferem o princípio da isonomia em relação à igualdade de concorrência e também ao que tange a obrigação do partido dispor de 30% de candidaturas femininas nas eleições proporcionais. O percentual, ao invés de buscar maior representação feminina na política, pode estar sendo preenchido de forma irregular apenas para cumprir critérios obrigatórios. Tal suspeita se deve ao baixíssimo número de votos obtidos por várias candidaturas”.

O PSOL ainda diz que “se após as apurações do Ministério Público forem comprovadas as devidas irregularidades, esperamos novos cálculos eleitorais incluindo apenas os partidos que cumpriram a legislação e eventualmente a realização de uma nova eleição que não tenha sua legitimidade comprometida”.

Na mesma postagem, o partido reafirmou seu compromisso de buscar uma nova cultura política em Capelinha, combatendo as artimanhas da velha politicagem, erradicando a corrupção desde o processo eleitoral e elevando o município a um novo patamar democrático por meio de eleições limpas e transparentes.