Projeto vai atender o maior número possível de produtores rurais do município
Por Walisson Oliveira
A Prefeitura de Minas Novas, em parceria com a Associação de Promoção e Apoio a Produção (ASCOPI) deu início as construção de barraginhas nas comunidades rurais do município.
A iniciativa pretende auxiliar os produtores rurais com problemas ocasionados pela seca, sobretudo captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica.
Uma ação muito utilizada para a preservação ajudar a preservar o solo e promover a recarga dos lençóis freáticos, que abastecem nascentes, córregos e rios.
Conforme explica o secretário de Assuntos Rurais e Meio Ambiente de Minas Novas, Robertinho, as “barraginhas ajudam a amenizar os efeitos das estiagens e viabilizam a sustentação de lagos para criação de peixes e o cultivo de hortas, lavouras e pomares, gerando um clima de motivação entre os agricultores, e proporcionando mais trabalho e renda aos produtores do campo”, afirma.
“A implantação das barraginhas ocorre com envolvimento dos produtores rurais, que participam de reuniões mobilizadoras e ficam aptos a indicar os locais das enxurradas onde devem ser construídas as barraginhas”, finaliza o secretário.
Vale destacar que, nos últimos anos, o Projeto Barraginhas foi estendido pelo Estado de Minas Gerais, com a mobilização e o treinamento de agentes multiplicadores, implantando barraginhas em mais de 300 municípios do Alto São Francisco, Vale do Jequitinhonha, Noroeste e Norte de Minas. Diante disso, como ponto alto do projeto destaca-se o município de Minas Novas.
Ainda, de acordo com informações obtidas, a intenção do projeto é garantir o atendimento do maior número de produtores rurais do município.
Barraginhas
As barraginhas são pequenas barreiras escavadas no solo para contenção de água das chuvas, costumeiramente em forma de meia-lua, com 15 a 20m de diâmetro e 1,5 a 2m de profundidade.
São construídas de forma dispersa nos veios de enxurradas de pastagens ou de lavouras degradadas e em beiras de estradas, controlando erosões e proporcionando a infiltração da água das chuvas no terreno.