Entrará em tramitação na reunião ordinária da Câmara Municipal desta segunda feira, 2 de agosto, um projeto de lei, de autoria da Vereadora Maria Carlota, em que torna obrigatório a disponibilização gratuita de banheiros sanitários aos garis e demais trabalhadores do serviço de limpeza do Município de Capelinha.
Segundo a proposta, em caso de alguma restrição à utilização dos sanitários, a empresas poderão ser notificada, multada e poderão até ter o alvará de funcionamento cassado caso o fato se repita acima de quatro vezes.
A ideia, de acordo com a justificativa da vereadora, é “oferecer maior dignidade aos trabalhadores da limpeza pública que realizam seus serviços nas ruas de todo o Município de Capelinha e por muitas vezes por não terem um ponto de apoio próximo aos locais em que estão executando suas tarefas, necessitam recorrer às instalações sanitárias do comércio em geral”.
“Esses trabalhadores fazem parte de uma categoria que muitas vezes passam despercebidos aos olhos de quem circula pela cidade. Mas, fazem um trabalho que todo mundo percebe e precisa. Os garis formam um conjunto de trabalhadores indispensáveis não só para a limpeza da cidade para também para a saúde pública”, explica a parlamentar.
O projeto, que entra em tramitação hoje, será analisado pelas comissões, e, se aprovado, irá para o Executivo para ser sancionado.
Foto: Arquivo Pessoal.