Secretário destaca a importância do programa para a segurança e organização das propriedades rurais
O município de Veredinha celebrou no último dia 2 de maio mais um importante passo na regularização fundiária rural, com a entrega de mais de 20 títulos aos agricultores participantes do programa. A cerimônia de entrega dos títulos contou com a presença do gerente regional da Emater, Sr. Valmar, e produtores rurais.
Esta foi a quarta entrega de títulos em Veredinha desde o início do programa em 2023, totalizando 67 títulos entregues das 150 inscrições já realizadas. O programa é executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Veredinha e a Emater.
Em entrevista realizada para o Gazeta dos Vales, o secretário de Agricultura, Edmilson Rodrigues, enfatizou a importância da regularização fundiária para os agricultores do município.” A regularização fundiária rural para o produtor é importante, primeiramente, por conferir seguridade ao imóvel, do título registrado e pela questão do acesso às políticas públicas, como os programas de eletrificação rural e alimentação. “, afirmou Edmilson.
Além disso, o secretário destacou que o programa também contribui para a organização da propriedade rural, através da medição e demarcação do terreno. “A regularização também traz ao produtor uma certa segurança com relação às questões previdenciárias e à seguridade do campo. O programa, com a medição do terreno, traz a real metragem, o real tamanho do imóvel, para que o produtor possa retificar os seus principais documentos.” completou Edmilson.
Veredinha se destaca como um dos municípios que mais aderiu aos programas de governo na área da agricultura. A entrega dos títulos de regularização fundiária é mais um passo importante para o desenvolvimento do município e para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.