Encontro em BH reúne gestores para discutir soluções para a saúde pública
Em um esforço contínuo para melhorar os serviços de saúde em Minas Gerais, líderes municipais das cidades de Aricanduva, Berilo, Capelinha, Carbonita, Chapada do Norte, Turmalina e Veredinha se reuniram em Belo Horizonte para participar do evento Conexão Minas-Saúde 2025. O encontro, promovido pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), teve como objetivo principal alinhar a gestão pública para melhorar os serviços de saúde oferecidos na rede do SUS.
A prefeita Elane Luiz, a secretária municipal de saúde Liliane Rodrigues e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Rogéria Siqueira, foram algumas das autoridades que representaram Berilo no evento. Já Capelinha foi representada pelo vice-prefeito Wilson Carlos e o secretário de Saúde Valmir Camargos. Outras cidades, como Aricanduva, Carbonita, Turmalina e Veredinha, também estiveram presentes, com os prefeitos Valdeir Coimbra, Marcelo de Fiinha, Zilmar da Farmácia e Nereu Aquiles respectivamente, assim como autoridades de Chapada do Norte.
Um dos temas centrais discutidos foi a avaliação das iniciativas e intervenções necessárias para aprimorar o atendimento do SAMU, especialmente nos municípios do CISNORJE. Os gestores também debateram processos de gestão no SUS, buscando soluções para desafios como a falta de recursos, a qualificação de profissionais e a integração entre os níveis municipal, estadual e federal. A troca de experiências entre os participantes foi um dos pontos altos do evento, permitindo que gestores de diferentes regiões compartilhassem boas práticas e estratégias bem-sucedidas.
O Conexão Minas-Saúde 2025 não apenas promoveu o diálogo entre os gestores, mas também resultou em propostas concretas para a melhoria dos serviços de saúde no estado. Os participantes saíram com um compromisso coletivo de trabalhar em prol da qualidade e da acessibilidade dos serviços de saúde para todos os mineiros.