Curso destina-se a profissionais da Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipal do Estado de Minas Gerais.
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), por meio de seu Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), está com inscrições abertas, até o dia 27 deste mês, para o curso de Extensão de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas.
São 3.750 vagas disponíveis, o curso é gratuito e será oferecido na modalidade a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a CAPES.
O curso destina-se a profissionais da Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipal do Estado de Minas Gerais.
Segundo o instituto, a formação tem como objetivo capacitar professores, técnicos e gestores para lidar com as temáticas étnico-raciais, promovendo uma educação inclusiva e alinhada à Política Nacional de Equidade e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).
A formação contribui para a implementação da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, que determinam o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todas as etapas da educação brasileira.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 12 a 27 de novembro de 2024. Os candidatos deverão acessar o link do formulário eletrônico disponibilizado no edital, e anexar a documentação solicitada.
A seleção dos participantes será realizada por ordem de inscrição, considerando o preenchimento dos requisitos especificados no edital.
Modalidade, carga horária, aula inaugural e certificação
Com carga horária total de 120 horas, o curso será realizado integralmente a distância, em um período de três meses, com atividades síncronas (ao vivo) e assíncronas (em horários flexíveis), utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFNMG.
O conteúdo será dividido em quatro módulos, abrangendo tópicos essenciais à Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.
A aula inaugural está programada para o dia 5 de dezembro de 2024. Todos os participantes que concluírem o curso receberão certificação, que contribuirá para o desenvolvimento profissional e aprimoramento das práticas educacionais em ambientes diversos e inclusivos.
FONTE: G1|