Filha de ex-prefeito de Capelinha, lidera missão para proteger Alexandre de Moraes de sanções dos EUA

0
noticias de capelinha
noticias de capelinha

Maria Luiza Ribeiro Viotti é filha do ex-prefeito José Carlos Ribeiro 

A embaixadora brasileira nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, está à frente de uma missão do Itamaraty para conter as pressões por sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Maria Luiza é filha de José Carlos Ribeiro, ex-prefeito de Capelinha (MG) que administrou a cidade entre 1955 e 1959.

Nascida em Belo Horizonte, a diplomata de 69 anos foi designada para atuar nos bastidores e neutralizar a pressão liderada por Eduardo Bolsonaro, que tenta convencer o governo Trump a aplicar sanções por meio da chamada Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Nas últimas semanas, a embaixadora intensificou sua agenda em Washington, reunindo-se com diplomatas influentes e membros do Departamento de Estado, atualmente sob liderança de Marco Rubio.  Segundo fontes do Itamaraty, Viotti destacou a cooperação histórica entre os dois países e argumentou que sanções a Moraes têm o condão de implodir a aliança, uma vez que serão interpretadas como ataque à soberania brasileira.

Atualmente, cerca de 4 mil empresas norte-americanas fazem negócios em solo brasileiro. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China.

Indicada por Lula em 2023, Maria Luiza Viotti tornou-se a primeira mulher a ocupar o posto máximo da diplomacia brasileira nos Estados Unidos. Sua trajetória inclui passagens por cargos estratégicos no Itamaraty, como diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais, além de ter liderado o Departamento de Organismos Internacionais. Graduada em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília e mestre em Economia pela Universidade de Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui