O município de Capelinha registrou, entre o ano de 2016 e o dia 16 de setembro de 2022, o significativo número de 2.459 acidentes de trânsito.
Somente neste ano, já ocorreram 81 acidentes com vítima e 183 sem vítima. Os dados são da Polícia Militar de Minas Gerais, por minucioso levantamento de dados da 23ª. Cia. PM Ind., sediada na cidade.
A falta de atenção de motoristas e pedestres é a responsável por 826 acidentes neste período. Ao todo, 1.149 homens e 421 mulheres foram atingidos, e o maior número de vítimas se deu entre pessoas de 35 a 64 anos.
Outros motivos que provocaram os acidentes são
Animal na pista, aquaplanagem, avanço de sinal, carga mal acondicionada, conduta inadequada do pedestre, contramão de direção, defeito na sinalização, defeito na via, defeito no veículo, derrapagem, desobedecer ordem de parada, dirigir embriagado/alcoolizado, dirigir sob efeito de medicamento, dormir ao volante, falta de atenção, má visibilidade, não dar preferência, não manter distância segura, outras causas relacionadas ao trânsito, retorno/conversão em local proibido, ultrapassagem forçada, ultrapassagem proibida, uso de celular e velocidade incompatível.
Todos esses dados são de grande valia para orientação à população, tanto nesta Semana Nacional do Trânsito 2022, quanto em diversas outras ocasiões.