O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma iniciativas brasileira para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Os percentuais obtidos pelas escolas no ano de 2019 foram divulgados, e o que chama a atenção na região é o destaque de escolas municipais localizadas nas zonas rurais.
Em Angelândia, a Escola Municipal Santo Antônio dos Moreiras, cujo nome do povoado é o mesmo, obteve o maior indicador entre escolas municipais da cidade, sendo a meta do educandário 7,0 número esse que foi cravado no resultado, 7,0.
Em Turmalina, a Escola Municipal Josefina Procópio, localizada no povoado de Poço Dantas, foi destaque no município estre as escolas municipais. A meta era obter nota de 5,8, mas foram além e bateram a marca de 6,6.
Outra cidade que também teve uma escola rural em destaque foi Minas Novas. A Escola Municipal Professor Paulo Freire, localizada no povoado de Forquilha, tinha como meta atingir 6,2 pontos, mas conseguiram atingir a marca de 7,1, um dos maiores índices da região entre escolas municipais.
Em Capelinha, o destaque foi a Escola Municipal Ana Lúcia Barbosa, que atingiu a meta estabelecida de 6,9, maior nota entre as escolas municipais.
Na cidade de Veredinha, tivemos a maior nota comparada com a meta. A escola Municipal Joaquim Ferreira de Macedo, que precisa de 5,9 pontos para atingir a meta estabelecida, alcançou 7,1 pontos, ou seja, 1,2 a mais do que precisava.
O destaque em Aricanduva entre as escolas do município foi a Escola Municipal Núcleo Mestra Amália Andrade Câmara, que obteve 6,9 pontos, o que representou 0,5 a mais que a meta que era de 6,4.
Para saber a nota de todas as escolas, tanto municipais quanto estaduais de todas as cidades da região, basta clicar aqui.