Na tarde desta quarta-feira, 26 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Capelinha publicou em suas redes socias um texto, informando a população sobre o inicio das instalações das placas de energia solar em Escolas Municipais. Essa ação, de acordo com o que foi publicado, trará também uma forte economia aos cofres públicos.
Uma empresa licitada para prestar o serviço, já iniciou a preparação para a instalação dessas placas fotovoltaicas, sendo que esse um investimento é de R$ 386.500,00 que será feito pelo município. Acompanhe o texto publicado pela Prefeitura:
“Uma mistura de ação ambiental com economia para os cofres públicos do município de Capelinha. A partir desta ideia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, licitou uma empresa para instalar usinas de energia solar na Escola Municipal Luiza de Marilac, no bairro Vista Alegre, e de lá distribuir para todas as demais instituições da Rede Municipal de Ensino da zona urbana. O investimento é de R$ 386.500,00. Já estão sendo realizados os estudos e os trâmites para que as escolas rurais também sejam beneficiadas.”
Em termos simples, funciona assim: são instalados painéis, chamados de placas fotovoltaicas, utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. As quatro usinas que serão instaladas na Escola Marilac produzirão energia para a própria escola, e a energia que “sobra” será distribuída para as escolas:
– Cantinho Feliz Acácias
– Dr. Fabiano Vieira Otoni (Jardim Aeroporto)
– Creche Municipal Tancredo Neves (Piedade)
– Lar dos Pequeninos (Aparecida)
– Centro Municipal de Educação Infantil Tia Toninha (Jardim Aeroporto)
– Centro Municipal de Educação Infantil Tia Ninha (Jardim Imperial)
– Centro Municipal de Educação Infantil Vicente Ferreira (Água Santa)
Tão logo seja concluída a instalação das usinas solares será divulgado estudo sobre a quantidade de kwh (quilowatt-hora) a ser economizado mensal e anualmente na Rede Municipal de Ensino de Capelinha. O que já pode ser adiantado é que o valor é significativo. O montante economizado será remetido à ampliação de investimentos na Educação Municipal.
Vantagens da Energia Solar
– Não emite poluentes
– Baixo gasto com manutenção
– Instalações não ocupam muito espaço
– Evita o corte de árvores para fazer carvão e, assim, gerar energia elétrica