Empresários de Minas são investigados por fraudes em programas do Governo

0

Investigados podem ter movimentado cerca de duzentos milhões de reais; os trabalhos de busca e apreensão foram em Montes Claros.

Empresários, profissionais liberais e servidores públicos são investigados por fraudes na liberação de financiamento do programa de Agricultura de Baixo Carbono – ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  Foram cumpridos 13 mandados judiciais de sequestro de bens e valores, dez determinações de intimidação e indiciamento e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Montes Claros e em Ipatinga, no interior de Minas. Também foram cumpridos mandados em Brasília.

De acordo com as investigações, os suspeitos podem ter movimentado cerca de duzentos milhões de reais em empréstimos deste programa. Os investigados captavam valores que deveriam ser direcionados para a plantação de eucalipto e aplicavam o recurso em outros investimentos e bem. Eles, inclusive, utilizavam algumas pessoas para conseguir ocultar a origem do dinheiro.

Além dos crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, os suspeitos também poderão responder por falsificação de documento e inserção de dados falsos nos sistemas de informações do Governo. A operação foi uma determinação do Juízo da 3ª Vara Criminal da SSJ de Belo Horizonte. Os trabalhos foram nomeados como ‘Glyphosate’, que faz referência a uma fórmula molecular aplicada no controle de plantas daninhas em plantios de eucalipto.

Fonte: O TEMPO