Zara Figueiredo está à frente da secretária da SECADI
A mineira Zara Figueiredo, natural de Minas Novas, está entre os finalistas do Prêmio Faz Diferença 2024, na categoria Educação. Essa indicação reconhece sua trajetória acadêmica brilhante e sua atuação incansável em defesa de políticas públicas educacionais, especialmente na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação.
Nascida em uma família humilde, Zara formou-se no Magistério pela Escola Estadual Dr. Agostinho da Silva Silveira, graduou-se em Letras e Pedagogia pela PUC-Minas, e seguiu para o mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Durante 25 anos, atuou como professora da rede estadual de Minas Gerais antes de assumir cargos de gestão em âmbito nacional.
Atualmente à frente da SECADI, Zara foi responsável pela retomada de programas de educação inclusiva que haviam sido descontinuados no governo anterior. Sua atuação foi fundamental na atualização das diretrizes para a educação de jovens e adultos, garantindo maior acesso e qualidade no ensino. Além disso, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação (NEPPPE), vinculado ao CNPq e à UFOP.
O Prêmio Faz Diferença, promovido por um dos principais veículos de comunicação do país, tem entre seus jurados nomes como Helio Gurovitz, editor de Opinião; Tiago Dantas, editor de Home e Redes Sociais; William Helal Filho, editor de Acervo e Qualificação; e Telma Vinha, vencedora da categoria em 2023. A votação está aberta ao público, e para apoiar a candidatura de Zara Figueiredo, os interessados podem votar clicando aqui.