Desobrigação de máscara em local fechado em MG depende da vacinação de reforço

0

A princípio flexibilização do uso da proteção vale apenas para locais abertos, a partir de sábado

A desobrigação do uso de máscara em locais fechados em Minas Gerais depende do avanço da vacinação de reforço contra a Covid-19. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti, disse que o governo vai avaliar a flexibilização da proteção em ambientes fechados quando os municípios atingirem 70% de cobertura para terceira dose.

A princípio, o Estado recomenda a desobrigação do uso da proteção facial apenas em locais abertos, a partir de sábado (12), em todo o território mineiro. Mas o secretário ressaltou que a decisão fica a critério de cada município.

A flexibilização do uso da máscara em locais fechados exige mais cuidados porque, segundo o secretário, a tendência é que a imunidade diminua com o passar do tempo.

“Nós já percebemos que os óbitos relacionados à ômicron foram muito mais intensos em quem não tomou a segunda dose ou não tomou o reforço. Então o reforço é fundamental porque ele muda completamente o número de pacientes que vão para o hospital”, diz.

Índices em queda

Bacheretti disse também que as expectativas da secretaria estão se confirmando no que se refere à queda dos índices da pandemia no Estado. O governo espera que nas duas próximas semanas as taxas atinjam o menor patamar desde o ínicio da pandemia no Estado.

Fim do Minas Consciente

Além da desobrigação do uso de máscara em locais abertos, sábado também vai marcar o fim do programa Minas Consciente. O governo vai passar a avaliar a situação da pandemia em cada região individualmente e agir quando necessário, em caso de aumento da incidência da Covid-19.

“Se aumentar a incidência, a fila de pacientes, a relação de pacientes internados com Covid, isso vai nortear as ações da secretaria. Essas ações são, por exemplo, a intensificação da vacinação e a abertura de mais leitos”, diz Bacheretti.

Fonte: O TEMPO