Dengue dispara em Capelinha e supera 1,5 mil casos em 2024

0

Boletim epidemiológico indica aumento de 6,39% nos casos positivos

O boletim epidemiológico n° 18 da Vigilância Epidemiológica de Capelinha, divulgado nesta quinta-feira (9), aponta um cenário preocupante em relação à dengue no município. O levantamento, que contempla dados de 1 de janeiro a 5 de maio de 2024, registrou até o momento 4.300 notificações da doença.

Dentre as notificações, 1.947 casos continuam em investigação, enquanto 1.580 já foram confirmados como dengue. Já 659 casos foram descartados após análise. Os casos positivos tiveram um aumento de 6,39% quando comparados com o boletim de arbovirose n°17.

Em relação à chikungunya, o boletim registra 5 notificações, com 6 casos confirmados e 25 descartados. Já para o zika vírus, foram registradas apenas 3 notificações, sem nenhum caso confirmado até o momento.

Vale ressaltar que o boletim também contabiliza casos de dengue relacionados a notificações de outros municípios, totalizando 114 casos, dos quais 14 foram confirmados como positivos para dengue em Capelinha. Até o momento, nove óbitos no município estão em investigação.

Diante do cenário, o setor de vigilância epidemiológica pede à população que redobre a atenção e tome medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Para mais informações, ligue para a Secretária de Saúde de Capelinha pelo telefone (33) 3516-3843.