O trabalho dos Agentes de Endemias começa na segunda-feira (23). Serão vistoriadas casas, indústrias e estabelecimentos comerciais do município.
A coleta do primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aeds-aegypti (LIRAa) de 2023 começa na segunda-feira (23), em Nova Serrana. Serão vistoriadas casas, indústrias e estabelecimentos comerciais do município.
De acordo com a Prefeitura, a coleta de informações do LIRAa deve ocorrer até a sexta-feira (27) e os resultados devem ser divulgados na semana seguinte.
Atualmente, o município conta com 35 agentes de combate às endemias em campo e mais seis no suporte técnico. Neste levantamento, todos os 41 agentes participarão do período de detecção de focos do mosquito, orientações à população sobre o combate ao mosquito e eliminação de larvas.
A ideia é trazer mais agilidade ao processo de trabalho e concluí-lo em tempo hábil, conforme a metodologia do Programa Nacional de Combate à Dengue.
A Prefeitura destaca que é muito importante a colaboração da população no sentido de receber bem e facilitar o trabalho dos agentes.
Ainda segundo o Executivo, os resultados obtidos com o levantamento servem para nortear as ações de combate a dengue, e ainda buscar as melhores estratégias para evitar a proliferação do mosquito no município.
Fonte: G1