Estado informa que chegou à marca de 900 mil crianças imunizadas contra a doença nesta quinta (24/2)
Minas Gerais chego, nesta quinta (24/2), à marca de 50% das crianças entre 5 e 11 anos vacinadas com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Estado soma 900 mil pequenos protegidos com a injeção inicial.
Até o momento, o Governo de Minas enviou 1,2 milhão de doses pediátricas aos 853 municípios. Em Belo Horizonte, são 113 mil crianças vacinadas, o que resulta em uma cobertura de aproximadamente 60%, já que a cidade abriga 193 mil pessoas entre 5 e 11.
Ainda de acordo com o Comitê Extraordinário Covid-19, Minas alcançou a marca de 40 milhões de doses aplicadas. A cobertura vacinal em duas doses atingiu 80,76% para o público de cinco anos ou mais. Já a dose de reforço foi aplicada em 40,69% da população.
O Estado também registra as taxas de ocupação dos leitos totalmente em controle. Nas UTIs exclusivas para pacientes com a doença, o índice é de 33%. Já nas enfermarias é de 8%. Nas vagas pediátricas, o parâmetro mede 20%.
Vale lembrar que especialistas definem percentuais abaixo dos 50 pontos como controlados.
Diante de tal cenário, o secretário de Estado de Saúde Fabio Baccheretti concede entrevista coletiva sobre a pandemia nesta sexta (25/2). A expectativa é de anúncios sobre mudanças no programa Minas Consciente, que regula as regras da pandemia.
Atualmente, todas as macrorregiões mineiras estão na chamada onda verde do Minas Consciente, considerada a mais controlada.
Fonte: O TEMPO