A Prefeitura de Capelinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o Boletins Epidemiológicos referentes ao período de 29 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025. Os boletins informam sobre as arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) e a COVID-19, destacando a importância da prevenção para proteger a população.
No caso das arboviroses, 23 notificações suspeitas de dengue foram registradas, sendo 19 ainda em investigação. Até o momento, nenhum caso foi confirmado ou descartado. Quatro casos notificados vieram de outros municípios, mas também sem confirmação. Não há registros de casos suspeitos ou confirmados de Zika e Chikungunya. A Secretaria de Saúde reforça a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, como recipientes com água parada, para evitar a propagação das doenças.
Sobre a COVID-19, foram notificados 18 casos suspeitos no período da semana epidemiológica nº 3 de 2025. Sete casos foram confirmados, dos quais três permanecem em isolamento domiciliar e dois estão internados. Um paciente já se recuperou. O município registrou um óbito por COVID-19 no dia 13 de janeiro; a paciente, que possuía comorbidades, estava internada no momento do falecimento. O boletim ainda informa que oito casos suspeitos foram descartados após resultados de exames.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de seguir as medidas preventivas para evitar a propagação de ambas as doenças. É fundamental procurar atendimento médico ao apresentar sintomas e adotar práticas de higiene e cuidados básicos para proteger a saúde individual e coletiva.