Por Walisson Oliveira
O município de Capelinha registra aumento de 39% no número de novos casos, em comparação com o mês de maio, e sobre para 26 óbitos confirmados de Covid-19, em 25 de junho. A quantidade de casos nesta semana são inéditos, 45, e demonstra ser um dos piores registros desde o início da pandemia, março de 2020.
Em toda a pandemia, já ocorreram 5.625 de notificações e casos suspeitos, sendo 2.207 deles confirmados e 2.013 recuperados do vírus. Desse total, somente neste mês (junho), 478 casos novos foram confirmados.
As taxas de ocupação UTI permanecem em crescimento a cada dia. Na data de ontem, 25 de junho, já saltaram para 80% no município e 30% para ocupação nas enfermarias da Fundação Hospitalar de Capelinha.
Em razão dos altos números de casos, a Câmara Municipal de Capelinha, no mês de março, já havia instaurado a Lei 2.199-2021 que dispõe sobre infrações administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus e dá outras providências.
Ao descumprir às normas administrativas municipais editadas para reduzir a transmissão e infecção pela Covid-19, o responsável ou infratores, que descumprir será penalizado em:
- Advertência verbal;
- Multa;
- Embargo;
- Interdição;
- Cassação do Alvará de Localização e Funcionamento do Estabelecimento.
Na desobediência das demais disposições da Lei, a multa poderá variar de 40 a 400 UFMs e, em casos gravíssimos, de 4.000 UFMs a 10.000 UFMs para pessoas naturais de Capelinha.
Situação epidemiológica da Covid-19 em Capelinha atualizada:
Foto: Prefeitura de Capelinha/Divulgação.