Capelinha e região seguem em alerta de chuvas intensas até a manhã desta quarta-feira (4)

0
noticias de capelinha
noticias de capelinha

Novo alerta prevê chuvas de até 50 mm por dia e ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, um novo alerta de chuvas intensas para diversas cidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. O alerta inclui Capelinha e mais 38 cidades da região e tem previsão de término às 10h desta quarta-feira (03).

Esse aviso, é classificado como de “perigo potencial”, abrange não apenas Capelinha, mas também as cidades de Almenara, Angelândia, Araçuaí, Aricanduva, Água Boa, Botumirim, Capelinha, Carbonita, Chapada do Norte, Cristália, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Grão Mogol, Itaobim, Itacambira, Itamarandiba, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Ladainha, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Ponto dos Volantes, Pedra Azul, Poté, Rubelita, Rubim, Salinas, São Gonçalo do Rio Preto, São Sebastião do Maranhão, Senador Modestino, Turmalina, Veredinha, e Virgem da Lapa.

Durante este período, o INMET prevê chuvas com intensidade de 20 a 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Ainda conforme o instituto, há baixo risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores. Além disso, é aconselhável evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendável também evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de chuva intensa.

Para obter mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.