A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Secretaria de Saúde de Diamantina
Por Walisson Oliveira – Jornalista
Após a Prefeitura de Diamantina anunciar, em live, nesta terça-feira, 18 de maio, sobre informações e urgências sobre o cenário da Covid-19 detectadas no município, a Secretaria de Saúde de Capelinha alerta aos moradores, pois, nas últimas semanas, uma nova variante do SARS-CoV-2 foi detectada em Diamantina.
A nova variante foi identificada por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A variante possui 18 mutações em relação à primeira versão revelada do vírus.
Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na noite desta terça-feira, 2409 casos foram confirmados de Covid-19. O boletim contabiliza ainda 32 mortes, ocorridas em diversas datas.
Com isso, o município passou a intensificar ainda mais as investigações sobre a circulação dessa nova variante nas cidades vizinhas.
O município de Capelinha separou alguns dos principais tópicos apresentados durante a live e que servirão como alerta para a população:
- Houve suspensão de alguns serviços de saúde realizados em Diamantina, medida tomada pela administração diamantinense.
- Nos casos em que não houve suspensão do serviço, os pacientes de Capelinha continuarão sendo levados pela Secretaria de Saúde de Capelinha. E devem, claro, manter (e até mesmo ampliar) os protocolos sanitários, como uso de máscara e de álcool em gel.
- O ideal é evitar, ao máximo, viagens a Diamantina.
- Evitar receber moradores da cidade que venham até Capelinha e estejam com sintomas gripais.
- Tanto pessoas que buscam tratamento médico em Diamantina, quanto moradores de Capelinha que precisam ir àquele município por outras razões, devem redobrar os cuidados, incluindo o distanciamento social após voltarem de Diamantina.
Mais informações sobre este assunto e sobre a situação epidemiológica do município de Capelinha serão divulgadas nesta quarta-feira, 19 de maio.
Foto: Prefeitura Municipal de Diamantina/Divulgação.