Buriti acusa Secretaria de Esportes de favorecimento e irregularidades no Campeonato de Lagoa Grande

0
noticias de minas novas
noticias de minas novas

Organizadores afirmam que todas as decisões seguiram as normas da FMF

O Campeonato Regional do Distrito de Lagoa Grande, em Minas Novas/MG, ganhou contornos de controvérsia após a Secretaria de Esportes ser acusada de irregularidades e possível favorecimento no desenrolar da competição. A denúncia partiu do time Buriti EC, que alega que decisões tomadas pelos organizadores beneficiaram diretamente a equipe do Saudade FC.

A torneiro contou com a participação das equipes do Buriti, Bela Vista, Galego e Saudade que fazem parte do grupo A. Na primeira rodada, o Buriti venceu o Galego, enquanto o Bela Vista derrotou o Saudade. Na rodada seguinte, o Galego não compareceu à partida contra o Bela Vista, tendo o time do Bela Vista adentrado em campo e reivindicado a vitória por W.O. Já o Buriti perdeu para o Saudade, mas venceu o Bela Vista na rodada subsequente, chegando a seis pontos.

Segundo o vice-tesoureiro do Buriti, Renato Joaquim, a confusão começou com a ausência do time Galego na segunda rodada, quando iria enfrentar a equipe do Bela Vista. O time do Bela Vista compareceu ao campo para validar sua vitória por WO. Porém o mesmo não foi exigido do time Saudade, que enfrentou o Galego na terceira rodada, tendo a Secretaria de Esporte declarado vitória para a equipe do Saudade sem o time comparecer ao duelo.

Além da concessão dos três pontos ao Saudade, o time também recebeu um saldo de 3 gols, padrão para partidas vencidas por WO, sendo esses golos utilizados como critério de desempate, para classificar o time do Saudade e eliminar a equipe do Buriti. De acordo com o vice-tesoureiro do clube, Renato Joaquim, essa regra não existe e que a organização ao tomar tal decisão, não seguiu o próprio regulamento, tendo em vista que a situação não está descrita no regimento do campeonato.

Com os pontos e o saldo adicionados ao Saudade, a equipe empatou em número de pontos com a equipe do Buriti e Bela Vista, todos com 6 pontos, na tabela de classificação. Até o último jogo, realizado no domingo (1), o Buriti comemorava sua classificação com base nas regras oficiais, mas foi surpreendido pela publicação na terça-feira (4) de uma nota da Secretaria de Esportes, oficializando os resultados da rodada e confirmando a classificação do time do Saudade e do Bela Vista.  

Após essa confirmação, o time do Buriti protocolou dentro do prazo estipulado de 48 horas, um recurso após contra a nota oficial que confirmou a classificação da Saudade. No entanto, a organização rejeitou o recurso, alegando que ele foi feito fora do prazo. A equipe então formalizou uma petição questionando o processo, alegando que a Secretaria de Esportes não deu o devido andamento da solicitação antes da oficialização dos resultados.

Outro ponto de contestação levantado pelo Buriti é a ligação entre membros da comissão organizadora do campeonato e o time da Saudade. Segundo os denunciantes, o presidente da comissão organizadora, Rafael Alecrim, participa ativamente de competições pelo Saudade, o que levantou dúvidas sobre a imparcialidade das decisões tomadas ao longo do torneio.

Através de pronunciamentos e notas oficiais, a Comissão Organizadora destacou que todas as decisões foram baseadas no regulamento da competição e nas normas da RGC (Regulamento Geral de Competições) da Federação Mineira de Futebol (FMF). A aplicação de W.O. no confronto entre Clube Bela Vista e Galego FC, bem como no embate entre Saudade FC e Galego FC, seguiu as regras, resultando em vitórias de 3 a 0 para Bela Vista e Saudade. Além disso, foi determinada a suspensão do Galego FC por um ano, devido ao descumprimento das obrigações do torneio.

Ainda de acordo com a Comissão, após o encerramento da fase classificatória, as semifinais foram confirmadas para este sábado (7). Poço D’água FC enfrentará Saudade FC às 18h30, enquanto Clube Bela Vista jogará contra Nova Lagoa FC às 20h30.