Barragem de água rompe em Capelinha devido às fortes chuvas! Veja o vídeo

0

Uma barragem de água no povoado de Maracujá, na cidade de Capelinha, transbordou na noite dessa terça-feira (15), no Alto Jequitinhonha. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil foram acionados para o local por volta das 19h30. A Prefeitura de Capelinha e a Defesa Civil estadual chegaram a falar em rompimento da estrutura, enquanto o Corpo de Bombeiros fala em transbordamento.

O boletim de ocorrência registrado pelo Corpo de Bombeiros indica que a corporação foi até o local após pedido da Polícia Militar para “atender ocorrência de risco de rompimento de barragem na zona rural da cidade”. Segundo moradores, o alto índice de chuvas atinge a cidade fez com que uma barragem transbordasse no Córrego Maracujá, causando riscos às residências na parte baixa das proximidades. 

Os bombeiros constataram alto nível de água nas três barragens existentes no terreno. Os militares relataram ainda que houve “arrastamento e acúmulo de lama em trechos da rodovia LMG-721 que dá acesso à comunidade e “visível empoçamento de água e lama em duas residências próximas”. 

video de @southespacoo

Não houve feridos, mas moradores foram retirados de casa e foram encaminhados para a casa de parentes em locais seguros ou abrigos da prefeitura. 

Por meio de boletim divulgado nesta quarta-feira, a Defesa Civil estadual confirmou que “devido as fortes chuvas ocorreu o rompimento de uma barragem de água de propriedade particular, na comunidade rural do Maracujá” e que “a represa não suportou o grande volume de água da chuva e se rompeu, causando alagamentos em algumas propriedades vizinhas”. O órgão relatou que 32 pessoas ficaram desalojadas, mas não informou se são todas decorrentes do transbordamento. A ocorrência não afetou serviços essenciais do município, como o abastecimento de água potável. Nesta quarta, a área será vistoriada pela Defesa Civil municipal e Corpo de Bombeiros. 

Por meio de nota, a prefeitura confirmou que “houve o rompimento  de uma barragem na zona rural da cidade”, mas que não houve vítimas. Pelas redes sociais, a administração disse que “a Defesa Civil de Capelinha e Secretaria de Obras, com apoio das demais Secretarias, já atuam para amenizar os estragos provocados pelas chuvas”, mas apagou poucos minutos depois.

Nessa terça-feira, a prefeitura divulgou alertas de chuvas fortes para a cidade. A tempestade podia chegar a 100mm por dia. 

TEXTO: O Tempo