Parcerias com órgãos públicos e entidades garantiram o desenvolvimento de atividades e oficinas com foco no meio ambiente
Por Walisson Oliveira
Neste ano de 2021, em que o tema do Parlamento Jovem mineiro aborda o tema voltado para o meio ambiente, a Câmara Municipal de Capelinha, por meio da coordenação do PJ, se se tornou destaque pelo desenvolvimento de ações voltados para a temática.
O Parlamento Jovem em Capelinha, atualmente, conta com 10 participantes, que integram as escolas estaduais de Capelinha. E, desde o lançamento do projeto, ações vem sendo desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Emater e com entidades voltadas para temática como é o caso da SOS Fanado e da Arpa Capelinha.
Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se o apoio na recuperação de nascentes, mutirão de limpeza no aterro controlado, caminhadas para conhecer os parques ecológicos Cabeceira do Areão e da Barraginha com plantio de árvores.
“Essas ações desenvolvidas pelo Parlamento Jovem, fortalecem o trabalho em busca da preservação do meio ambiente e promove a conscientização da importância da participação direta de jovens nas políticas públicas voltadas para o meio ambiente”, Enfatiza a Coordenadora da Escola do Legislativo, Maria Salomé.
Sofia Santos, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Professor Antônio Lago, há dois anos participa do PJ Minas. Para ela, o projeto lhe proporcionou experiências que foram além de suas expectativas e que possibilitou uma formação política crítica frente aos novos desafios encontrados na sociedade.
“A temática ‘Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável’, abre novos espaços para discussões e para novas mudanças no contexto atual que o Brasil passa. A mudança acontece na cidade, nos bairros, nas ruas”, destaca a estudante.
Conforme explica a coordenadora, o PJ Minas visa oportunidades de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. Sendo assim, torna-se ato de suma importância para a sociedade, pois trata da formação política cidadã dos jovens de Capelinha. Para ela, o projeto se envolve em áreas pouco debatidas nas relações humanas contemporâneas.
Ainda de acordo com ela, o projeto possibilita “novas oportunidades aos estudantes não só quanto ao tema que será tratado, como também os favorecem de forma propositiva, tendo como foco a busca de soluções e alternativas econômicas, políticas e jurídicas que minimizem os impactos das atividades socioeconômicas no meio ambiente. Isso porque são os jovens os protagonistas, para participarem e contribuírem para o melhor desenvolvimento social da cidade, do estado e do país”, destaca.
Ao término do projeto, os participantes criam propostas de leis, sendo avaliadas pelos parlamentares, e poderem se tornar leis e indicações para melhorias do Estado e Município.
“As propostas de leis, em muitas ocasiões, são acatadas pelo Legislativo dos municípios que circunscrevem o projeto. Além disso, muitas delas ainda vigoram em Capelinha”, finaliza Maria Salomé.
O que é o Parlamento Jovem
Implantado em 2004, o Parlamento Jovem Minas (PJ Minas) é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Capelinha, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, de formação política, destinado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
Em 2021, o PJ Minas completou 18 anos e, nesta edição, através da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal de Capelinha, o programa discute o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.
Foto: PJ Minas/Divulgação.