Supermercados abrem 9.500 novas vagas em Minas e procuram trabalhadores

0

Alguns cargos são operacionais e não costumam exigir experiência; setor diz que é porta para primeiro emprego

Quem busca uma oportunidade de emprego em Minas Gerais tem chance de encontrá-la em supermercados espalhados pelo Estado. Só neste ano devem ser geradas 9.500 novas vagas. Além das substituições de funcionários em cargos já existentes, está prevista a abertura de 85 novos estabelecimentos no Estado que demandarão mão-de-obra. As informações são da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Uma unidade do EPA, no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte, por exemplo, contrata operador de caixa, repositor, açougueiro e fiscal. Já a rede Verdemar procura 180 novos colaboradores. Com grande concentração de cargos operacionais, o setor é uma porta de entrada para quem está iniciando a trajetória no mercado de trabalho, pontua o presidente executivo da Amis, Antônio Claret. “Temos uma característica muito grande de primeiro emprego. Cargos operacionais normalmente não têm exigência, mas algumas profissões especializadas exigem formação específica. Enfrentamos alguns gargalos para encontrar pessoas com experiência em açougue e padaria, que exigem formação específica, por isso o setor está adotando muito pão congelado, que só coloca no forno, por exemplo”, detalha. 

Com alta rotatividade, segundo Claret, também é comum encontrar vagas de substituição nos supermercados. A remuneração dos operadores de caixa, por exemplo, é de pouco mais de um salário mínimo. “Por ter essa característica de primeiro emprego, algumas pessoas entram, adquirem certa experiência e saem para seguir carreira em outros lugares, mas outros ficam e fazem carreira no setor. É um trabalho intenso, que inclui trabalhar aos finais de semana”, lembra ele.

O superintendente de RH do Verdemar, Leandro Souza de Pinho, explica que o varejo supermercadista é um dos grandes empregadores nacionais. E que, neste momento, o Verdemar está com um “número expressivo de oportunidades de empregos, onde a formação e o crescimento interno são atrativos. Existem mais de 180 oportunidades para profissionais com e sem experiência”, anuncia. 

Segundo ele, as vagas são para setores e cargos variados da operação de loja, como operador de caixa, repositor, sushiman e pizzaiolo. Há também oportunidade para indústria de fabricação própria como padeiros e confeiteiros, além de vagas para atendentes, encarregados e gerentes para as unidades. Os benefícios englobam salário mais alimentação com gratuidade, plano de saúde, plano odontológico e seguro de vida. Ele não revelou os salários oferecidos, mas os interessados em uma das vagas podem se candidatar comparecendo ao local de seleção do Verdemar, na rua Rio de Janeiro, 600, 15º andar, no Centro de Belo Horizonte (na Praça Sete). Também podem enviar e-mail parara recruta@superverdemar.com.br  ou cadastrar seu currículo no link www.trabalhenoverdemar.com.br.  

“Os candidatos aprovados, além de receber formação interna, por meio de treinamentos técnicos e comportamentais, também têm a possibilidade de ingressar em cursos profissionalizantes de seu interesse, com multiplicadores que são referência em suas atividades.  Mensalmente ocorrem promoções e crescimento para quem se destaca e desenvolve junto com a empresa”, concluiu Leandro Souza.

Supermercado tem vagas abertas em BH há mais de um mês

Um supermercado localizado no bairro Padre Eustáquio está com pelo menos cinco vagas em aberto há mais de um mês, segundo o gerente da loja. Enquanto não preenche os postos de trabalho, as filas no caixa ficam grandes em horários de pico de consumo, como início da manhã e fim da tarde. Segundo ele, a jornada de seis dias semanais e trabalho aos domingos reduzem o interesse dos candidatos. 

Na mesma região, uma unidade do EPA oferta vagas para fiscal, repositor, açougueiro e operador de caixa. A reportagem tentou entrar em contato com a administração da empresa, mas não obteve sucesso. Na loja, há uma placa bem na entrada anunciando as vagas. Uma colaboradora do estabelecimento disse que pelo site do Epa é possível obter mais informações. No site, há um link para cadastramento de candidatos às vagas chamado “Trabalhe Conosco”.   Com lojas na região metropolitana, os supermercados Du Povo também estão contratando. Procurado pela reportagem, o setor de Recursos Humanos confirmou vagas abertas, mas não especificou quantas. Os interessados podem se inscrever pelo site da rede: https://dupovo.com/trabalhe-conosco/.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região, João Periard, explica que há 500 vagas abertas no setor em Belo Horizonte recorrentemente, pois há uma grande rotatividade nas empresas em função dos salários oferecidos e da carga de trabalho. “Entre demissões e contratações, sempre fica uma lacuna e falta pessoal para trabalhar. Para suprir isso, os funcionários acabam trabalhando mais. Em muitos casos, a empresa paga a folga para não ficar muito desfalcada, o que também ajuda a sobrecarregar o empregado”, disse, completando que esse perfil do setor, aliado a uma baixa remuneração, acaba acarretando em vagas abertas e não preenchidas.

Fonte: O TEMPO