Justiça concede liminar ao município de água e suspende greve dos professores

0

A Justiça da Comarca de Capelinha, na tarde desta sexta-feira, 29 de abril, concedeu liminar favorável à Prefeitura do município de Água Boa, para a suspensão imediata da greve dos professores e retorno às atividades.

Professores da rede municipal de ensino de Água Boa iniciaram no dia 4 de abril um movimento grevista, em busca do cumprimento do reajuste salarial proposto pelo Governo Federal, de 33,24%. A classe rejeita a proposta até então apresentada pelo Executivo de reajustar em apenas 10,6% o salário dos profissionais.

A antecipação de tutela foi concedida após o município de Água Boa entrar com uma Ação Declaratória de Ilegalidade de Greve com Pedido de Tutela de Urgência junto a Justiça da Comarca pelo fim da greve, em virtude de possíveis falhas no processo que resultou na deflagração do movimento.

Segundo o Juiz Dr. Rafael Arrieiro, o Sindicato dos Servidores Públicos de Água Boa após intimado, não demonstrou o cumprimento dos requisitos legais para a deflagração da greve. Em virtude disso, concedeu liminar favorável a suspensão do movimento grevista e retorno às atividades escolares.

De acordo com a decisão, assim que comunicado, o movimento terá até dois dias para retorno ao trabalho, sob pena de multa diária estipulada em R$ 50.000,00.