Na atual gestão, Prefeitura já instalou 21 mata-burros e reformou 8. E já adquiriu outros 18

0

A Agricultura Familiar também foi beneficiada com pontes e passagens e água com manilhamento

Criados pelo homem do campo para impedir a fuga de animais de suas propriedades mesmo quando a porteira está aberta, os mata-burros são estrados que funcionam como pontes. Em Capelinha, a Prefeitura instalou, em 2021 e no início de 2022, significativa quantidade destas estruturas em diversas comunidades rurais.

EM NÚMEROS REAIS, ESTA É A REALIDADE:

  • Em 2021 houve a instalação de 12 mata-burros de madeira e reforma de outros 8.
  • Em 2022 já houve a aquisição de mais 18 mata-burros para 9 comunidades, que são Cisqueiro, Santo Antoninho, Santo Antônio do Fanado, Bateria do Riacho, Grota da Gangorra, Ribeirão dos Vales , Vaquejador, Barragem e Camarinhas. E TODOS foram colocados à disposição dos presidentes de associações rurais, sendo que 4 já foram entregues.
  • Os do ano passado o município instalou, por meio da Secretaria de Obras. Neste ano, a própria comunidade se dispôs a instalar, como forma de fortalecimento do associativismo.
  • Em relação a mata-burros com estrutura de ferro, entre 2021 e 2022 foram instalados 9 nas comunidades rurais de Capelinha.

COMPÕEM A ESTRUTURA DE CADA MATA-BURRO: 4 peças de madeira grossa, 11 peças de madeira fina, 1 metro de brita, 1 metro de areia, 6 sacos de cimento e 3 quilos de prego.

E PONTE, NÃO TEVE NÃO? Teve sim, já são 8 pontes instaladas este ano, para facilitar a vida dos agricultores familiares e de quem precisa ir até as localidades rurais, como Ponte Velha, Vaquejador e Camarinhas.

PASSAGENS COM MANILHAMENTO: Além das pontes, foram construídas 16 passagens de água com manilhamento, que servem também como ponte em casos específicos. O serviço aconteceu em várias comunidades, entre elas Palmital, Paiol de Fora e região São Lourenço (Piteira).

NAS FOTOS, a instalação de alguns mata-burros, pontes e passagens com manilhamento na zona rural de Capelinha.