Termina no dia 20 de setembro o prazo para as inscrições do Edital de Projetos 2020 da Fundação Aperam Acesita. O Edital tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de iniciativas que propiciem a melhoria das condições de vida das comunidades localizadas nas áreas de atuação da Aperam South America e Aperam BioEnergia. Para mostrar um pouco do trabalho que foi desenvolvido com os recursos do Edital de Projetos em 2019, a Fundação Aperam Acesita produziu uma série de vídeos com depoimentos de pessoas que foram beneficiadas. Os vídeos estão no Facebook, Instagram e LinkedIn da Aperam.
Desde sua criação, em 2012, o Edital de Projetos já beneficiou mais de 10.000 pessoas, com mais de 90 projetos selecionados. Iniciativas foram apoiadas nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, com projetos voltados para a melhoria da qualidade da educação e do atendimento prestado pelas organizações, ações de fomento à cultura, qualificação profissional e geração de renda.
“Por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, conseguimos apoiar instituições e associações que estão trabalhando, assim como nós, para transformar a realidade das comunidades nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha”, explica o presidente da Fundação, Venilson Vitorino.
Um dos participantes do Edital de Projetos em 2019, foi o senhor Juventino Porto da Silva, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais em Itamarandiba, que inscreveu o projeto “Abastecimento Comunitário Barra do Setúbal”. A iniciativa viabilizou a instalação de novas tubulações para melhorar o sistema de abastecimento de água para moradores da comunidade Rural Barra do Setúbal, em Itamarandiba. “Ter acesso a água era nosso sonho mais antigo e finalmente conseguimos realizar. Ficamos muito felizes com o resultado e gratos por conseguir ajudar 31 famílias com um bem tão precioso para nós”, conta.
Em Capelinha, o Vanderlae Angélico de Deus, presidente da Associação Comunitária Quilombola dos moradores de Vendinhas, inscreveu o projeto “Centro Comunitário” voltado para atender a comunidade, por meio de reuniões, acesso à biblioteca, eventos e suporte para as festas religiosas. “Quando o centro comunitário ficou pronto, o espírito de cooperativismo cresceu entre os moradores, aumentando o número de associados e o engajamento nos nossos encontros. Estamos muito felizes com essa vitória e parceria com a Aperam”, comenta Vanderlae.
O Instituto Presbiteriano do Vale do Aço (IPREVAL) participou do Edital de Projetos 2019 com o projeto “Pintando o Sete”. A iniciativa capacitou 30 jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho como pintores profissionais. “Desenvolvemos esse projeto para suprir a carência de profissionalização de jovens localizados em Timóteo e Coronel Fabriciano. Hoje, três meses após o curso ter finalizado, alguns dos alunos já estão empregados na área”, conta Cristiane Martins, que coordenou a iniciativa.