Uma nova melhoria é anunciada, a qual beneficiará às gestantes e às mães de Capelinha e região
De acordo com uma publicação feita em rede social pelo Presidente da Entidade, Nicodemos Evaristo, com o anúncio do pagamento ao Fundo Estadual de Saúde (SES/MG) das emendas parlamentares conseguidas para Fundação Hospitalar de Capelinha, a mesma celebra o sucesso entre a parceria feita com o Município de Capelinha, para melhorias na área da saúde.
O prédio VIVA VIDA, instituição que atende grávidas encaminhadas regionalmente, está localizado na parte posterior do hospital, de difícil acesso às usuárias dos serviços, inclusive do pronto atendimento, como também por ser de construção antiga não atende as atuais normas da Vigilância Sanitária.
Por outro lado, a Fundação Hospitalar de Capelinha foi contemplada com verba do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através das Promotorias Públicas de Capelinha, no valor de R$450.000,00 para reforma e ampliação da maternidade, cujas obras estavam programadas para iniciarem no início de setembro de 2021.
Há cerca de 6 meses, está sendo dialogando com a secretária municipal de saúde (Celia Peçanha) e o vice-prefeito Aléquissom Gomes, assim foi exposta situação e solicitado a interferência dos mesmos junto ao Prefeito Municipal para ser estudada a possibilidade de transferência do VIVA VIDA para outro local que atendesse as normas da vigilância sanitária e, consequentemente, repassado o prédio atual para ser reformado pela Fundação Hospitalar para funcionamento da maternidade.
Portanto, ficou decidido que o Centro Viva Vida, será transferido para um local de melhor acesso, com instalações modernas, e em condições melhores que as atuais, para atender melhor o público.
A maternidade também será beneficiada, tendo em vista ser ampliada para cerca de 450 metros quadrados em instalações completamente independentes e preparada para receber a Rede Cegonha e o Hospital Amigo da Criança, ambos programas do Governo Federal, como também o Pronto-Socorro será ampliado com a entrada em funcionamento de novos espaços e amplos para observação de pacientes.
Em conversa com o Dr. Nicodemos, o mesmo citou que: “além de trazer a possibilidade de humanizar cada vez mais os partos, a reforma e a ampliação possibilitam também oferecer melhores condições aos usuários do pronto socorro, aumentando o número de consultórios, liberando um amplo local para área de suturas”. Também informou que isso irá proporcionar um aumento nos leitos de observação, que de 4 leitos passarão para 12, um aumento muito significativo, e irá oferecer maior conforto aos pacientes.
Todo o projeto foi aprovado pela administração Municipal, e estará em funcionamento em breve.
Foto: Fundação Hospitalar de Capelinha/Divulgação.