No dia Mundial do Animais, APCC lamenta falta de ações efetivas do poder público

0

Neste dia 4 de outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Animais. A data, em alusão ao dia de São Francisco de Assis (conhecido como “protetor dos animais”), destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.

Em entrevista ao Portal Gazeta dos Vales, a representante da Associação de Proteção aos Cães de Capelinha, Rosinha Dias, falou sobre o afeto que cada animal de estimação tem por seu tutor. “Os cães criam vínculo afetivo ao dono. Muitos, quando são abandonados nas ruas, acabam morrendo de depressão e tristeza pelo abandono”, afirma.

Além de falar sobre a importância do cuidado com animais, Rosinha lamentou a falta de ações efetivas do poder público para com a causa. “Apesar de, a partir de 2019, ter surgido algumas ações voltadas ao controle de animais de rua, Capelinha ainda está muito distante de ter ações efetivas”, comenta.

Segundo Dias, para se ter uma redução significativa de cães de rua, seria necessário a realização de cerca de 1.100 castrações por ano. No entanto, segundo ela, a média anual de castração é de 180.

“Temos tido dificuldades em manter o diálogo com o poder público. Diversos ofícios já foram enviados na tentativa de resolver situações, mas infelizmente a grande maioria sem respostas”, explica ela.

A representante lembrou sobre a importância de manter os cuidados com os animais de estimação. Segundo ela, é importante trocar sempre a água do animal, garantir sempre uma sombra/abrigo para que o animal possa se proteger do sol e da chuva, além de evitar manter o cão acorrentado o tempo inteiro.