Oito cidades, sendo três da região, vacinaram 100% dos adultos contra Covid-19

0

Avanço pode ser devido à concentração de populações prioritárias da vacinação nos municípios, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)

Oito municípios mineiros atingiram cobertura de 100% de adultos vacinados com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 até agora, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Metade deles não chega a 10.000 habitantes. 

Confira a lista de municípios que finalizaram a cobertura dos adultos com uma dose:

  • Berilo
  • Chapada do Norte
  • Francisco Badaró
  • Materlândia
  • Rio Doce
  • Confins
  • Natércia
  • São João das Missões

De acordo com a SES-MG, o avanço dessas cidades pode estar relacionado à concentração de populações prioritárias do Plano Nacional de Imunizações (PNI) nos locais, como quilombolas, ribeirinhos e aeroportuários. É o caso de Materlândia, por exemplo.

“Além disso, fizemos ações de incentivo à vacinação. Em julho, fizemos o Arraiá, enfeitamos o posto de vacinação e demos pipoca para quem se vacinava. Para a população de 25 a 18 anos, fizemos as Olimpíadas da Vacinação. No final, passamos uma tocha olímpica da primeira técnica de enfermagem vacinada na cidade para o último jovem que se vacinou, de 18 anos, e soltamos fogos de artifício”, conta o coordenador de saúde da cidade, Gelber Minard.

A cidade está há quase um mês sem casos de Covid-19, segundo ele, que diz esperar completar a imunização dos adultos com a segunda dose até outubro. Berilo e Chapada do Norte, na mesma região, também reúnem quilombolas. 

Confira a porcentagem da população geral vacinada em todas as cidades de Minas:

A primeira cidade mineira que alcançou 100% de adultos com uma dose de vacina foi Rio Doce, na Zona da Mata, onde pouco mais da metade da população é ribeirinha. Já em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, a aceleração da vacinação ocorreu graças ao Aeroporto Internacional, instalado na cidade. O PNI priorizou trabalhadores aeroportuários, que podem se vacinar na cidade onde trabalham. Com o recebimento de mais doses, Confins pôde utilizar vacinas remanescentes para outros públicos. 

A SES-MG explica que os oito municípios informaram, a partir de ofício, que vacinaram 100% dos adultos. Em Minas Gerais, quase 68% dos adultos receberam ao menos uma dose da vacina, conforme mostra o Vacinômetro da SES-MG, e pouco menos de 30% estão com o esquema vacinal completo.

Dados: O Tempo. Foto: Divulgação.