Lideranças políticas pedem manutenção de Hospital de Turmalina como referência microrregional

0

Lideranças políticas, entre prefeitos, vereadores e secretários de saúde das cidades de Turmalina, Veredinha, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado e da cidade de Chapada do Norte, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 8 de julho, para discutir ações voltadas à manutenção de alguns serviços de saúde na Fundação Hospitalar de Turmalina.

O assunto veio à tona devido ao Programa Valora Minas realizar uma nova classificação dos serviços hospitalares da região, onde eleva a Fundação Hospitalar de Capelinha ao nível 3, como hospitalar referência de média complexidade para oito municípios, dentre eles, Turmalina e as cidades acima citadas.

Até então, desde 2010, o serviço hospitalar estadual tinha o hospital de Turmalina como referência em nível 3, com a oferta de serviços voltados a Ortopedia e Cirurgia Geral de Urgência e Emergência. Com a mudança, além de correr o risco de deixar de ser hospital de referência microrregional, a entidade poderá perder recursos, comprometendo o funcionamento desses serviços.

Para o vereador Anderson Viana, a nova política de atenção hospitalar é insatisfatória. “Hoje em torno de 95% são resolvidos no Hospital de Turmalina. Agora o estado quer que voltemos ao passado. Não podemos aceitar esta decisão sem lutarmos para mostrar a importância da manutenção da classificação do hospital para atendimento a toda a população de Turmalina e região. Além disso, o município de Turmalina poderá sofrer com as perdas de postos de trabalho, neste caso, em especial, os colaboradores do Hospital”, enfatiza ele.

Já o Prefeito de Veredinha, Edilson Nunes, através de publicação em redes sociais, explicou que “O governo de Minas lançou um novo programa no qual o Hospital de Turmalina poderá deixar de ser hospital referência para nossa região, o que poderá trazer grandes prejuízos a todos nós. Preocupados com essa grande perda, hoje participei de uma importante reunião, juntamente com os prefeitos e prefeitas de Turmalina, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado e Chapada do Norte, presidentes das câmaras municipais, vereadores, secretários municipais de saúde e outras autoridades, com o objetivo de reverter essa decisão equivocada e injusta por parte do estado”.

Sobre o assunto, o Diretor do Hospital São Vicente de Paulo de Turmalina, Anderson Cordeiro, foi procurado, mas o mesmo informou que não tem informações concretas sobre o assunto e que irá se manifestar em breve.

Capelinha como nível 3 a partir de setembro

De acordo com informações, neste mês de agosto, o estado deverá publicar oficialmente a nova classificação hospitalar da região, colocando assim Capelinha como Hospital microrregional, de referência para 120 mil pessoas em 8 municípios.

Em outra matéria publicada pela Portal Gazeta dos Vales, a Secretária de Saúde, Célia Peçanha, informou que a expectativa é que a Fundação Hospitalar de Capelinha inicie o atendimento de nível 3 no mês de setembro e em outubro já comece a receber pelo serviço.

Foto: Divulgação.