A Mídia Ninja elaborou uma matéria sobre a Feira Livre de Minas Novas, como um importante espaço de geração de renda e promoção da cultura e agricultura familiar do município
Por Walisson Oliveira – Jornalista
A Feira Livre de Minas Novas, é um importante centro gerador de manifestações culturais e de renda para os produtores rurais, sobretudo um significativo espaço de trocas do rural com o urbano e uma das mais importantes referências culturais da população. Diante disso, torna-se uma ampla abordagem para pautas jornalísticas que fortalecem, de forma unitária, as bases econômicas e culturais do Vale do Jequitinhonha.
Tais características dão subsídios para a sistematização em meios de comunicação, que repercutem as raízes histórico-culturais presentes na sociedade brasileira. A título de exemplo, a Mídia Ninja elaborou, nesta última sexta-feira, 07 de maio, uma matéria sobre a Feira Livre de Minas Novas, a refletindo como um importante espaço de geração de renda e promoção da cultura e agricultura familiar do município.
Por ser considerado um espaço de incentivo à comercialização dos produtos da agricultura familiar, segundo expositores locais, estimam que aos sábados, circulem pela Feira Livre cerca de 10 mil pessoas. Perante o exposto, a Prefeitura Municipal usa recursos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para investir em programas sociais para feirantes.
Importante ressaltar que a feira, além de ser espaço para comercialização de produtos da agricultura familiar, traz outros benefícios tanto para os feirantes e suas famílias quanto para a cidade de Minas Novas: oferece, para aproximadamente 200 famílias que expõem seus produtos em barracas dentro e fora do local, várias possibilidades de comercialização de produtos fabricados/produzidos pela própria comunidade local.
De acordo com Germana Rocha, o “transporte que é feito aos sábados para levar os (as) feirantes acaba sendo utilizado também por pessoas que precisam ir à cidade para outras demandas e até mesmo para atendimento médico no hospital. No sábado, o comércio local aumenta suas vendas em função do número de pessoas que vêm das comunidades para a cidade. A feira possui porte médio – cerca de 150 a 200 famílias vendem produtos no espaço” ressalta.
Mercado Municipal
O Mercado Municipal, local sede da Feira Livre, reflete o que foi e é construído culturalmente, de geração para geração: artesanatos diversos; o cultivo de frutas (inclusive nativas como o pequi), verduras, carnes, peixes; processados como queijo, farinha de mandioca, rapadura e requeijão; e serviços culturais para a comunidade local e para visitantes.
Localizado na Rua Inocêncio Leite, 64, Centro, o Mercado Municipal funciona também aos domingos, no turno da manhã, e oferece uma boa estrutura e um bom espaço para o trânsito das pessoas.
Foto: Andson/Arquivo Pessoal.