Faltosos do Enem 2024 precisam justificar ausência para garantir nova gratuidade
Começou nesta segunda-feira, 14 de abril, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login do portal Gov.br. O prazo termina às 23h59 do dia 25 de abril. Neste mesmo período, candidatos que faltaram às provas do Enem 2024, mesmo tendo conseguido isenção, devem justificar a ausência para ter direito à gratuidade novamente.
A isenção é concedida a estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, a quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além de pessoas com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio ou em situação de vulnerabilidade social registrada no CadÚnico. Participantes do programa Pé-de-Meia também têm direito.
Para fazer a solicitação, é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento, com dados que estejam de acordo com os registros da Receita Federal. O Inep alerta que os documentos comprobatórios devem seguir as exigências do edital, e que não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.
O resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final após os recursos será publicado em 22 de maio. As datas oficiais de inscrição no Enem 2025 ainda serão divulgadas em um novo edital.