Postos de saúde em todo o país, oferecerão vacinas até 29 de novembro
O Ministério da Saúde lançou na última segunda-feira (4), a campanha nacional de multivacinação e vacinação contra a poliomielite. O objetivo é atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes e garantir a proteção contra doenças preveníveis.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar paralisia permanente e até mesmo levar à morte. No entanto, com a vacinação, o Brasil conseguiu eliminar a doença, mas para evitar a reintrodução do vírus no país, é essencial manter altas coberturas vacinais.
Durante a campanha, postos de saúde em todo o país, estarão disponíveis para atender à população e realizar a aplicação das vacinas do calendário nacional de vacinação. Entre as vacinas oferecidas estão as de proteção contra poliomielite, sarampo, rubéola, hepatite, entre outras.
Esquema vacinal da vacina contra poliomielite:
- Crianças de 0 a 2 meses: 1ª dose da VIP
- Crianças até 4 meses: 2ª dose da VIP
- Crianças até 6 meses: 3ª dose da VIP
- A partir de 15 meses: dose de reforço da VIP
Pais e responsáveis devem levar as crianças e adolescentes com a carteira de vacinação ao posto de saúde de sua referência para que os profissionais de saúde possam avaliar e atualizar as doses necessárias. A vacinação é uma medida segura e eficaz para garantir proteção individual e coletiva, além de contribuir para manter o país livre de doenças preveníveis.