Com 97% dos lotes vendidos, o evento arrecadou R$ 1,3 milhão.
Despretensiosamente, um evento na pequena cidade de Rubim tornou-se marco histórico para o agronegócio mineiro. O município sediou o 1º Leilão de Mulheres na Pecuária, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), que evidenciou a crescente participação feminina em um setor tradicionalmente e estatisticamente masculino. Com a participação de 23 pecuaristas, o leilão comercializou 97% dos lotes de gado Nelore, gerando uma arrecadação de R$ 1,3 milhão.
O presidente do SPR de Rubim, Ernane Ribeiro, destacou a importância do evento para o fortalecimento da entrada de mulheres no agronegócio. Segundo ele, a iniciativa surgiu para reconhecer e valorizar a atuação das mulheres no setor, mas a resposta tem sido mais positiva do que a esperada. O presidente enfatizou que o SPR acredita no valor da diversidade de pensamentos no agronegócio e apontou que “a abordagem colaborativa e o cuidado com os detalhes trazidos pela liderança feminina tornam a gestão mais humanizada e sustentável”.
Desafios e Conquistas
Ao lado do pai e do avô, Cynthia Bernardes iniciou o contato com a fazenda na infância. Para chegar até a posição de hoje, a jornada de assumir um papel ativo foi marcada por desafios e resistência, que ela driblou com persistência. Hoje, pecuarista, enxerga como “gradual” a aceitação da presença feminina e defende que eventos como a Feira “são uma verdadeira rede de apoio que encorajam outras mulheres, contribuindo para que o agronegócio se torne mais inclusivo e acolhedor”.
A ex-juíza Wilméia Benevides também expôs lotes de Nelore e é “nova” no mercado. Com uma história marcada por investimento em conhecimento, após a aposentadoria trocou a capital pela fazenda. Sem experiência prévia, buscou capacitação, e atualmente, é atendida pelo ATeG (Programa de Assistência Técnica e Gerencial), onde aprendeu as nuances do manejo rural. “O Programa do Sistema Faemg Senar me ajudou com pequenas mudanças, e transformamos a fazenda”, conta. A pecuarista enxerga que o foco e capacidade de planejamento da mulher podem colaborar com o futuro do agro no Brasil.
Secretária do SPR, pecuarista e uma das organizadoras do evento, Durce Alves, confirma que o agronegócio pode acolher e transformar a trajetória de quem se dedica a ele. “É um espaço onde, com estudo e apoio, podemos nos desenvolver”.
Núcleo da Mulher: Protagonismo Feminino
O lançamento do Núcleo da Mulher, uma parceria entre o Sistema Faemg Senar e o SPR de Rubim, traz mais estímulo. O projeto é uma ferramenta para dar continuidade ao engajamento promovido durante o leilão e fomentar uma rede de suporte para expansão de habilidades. A gerente da mulher, do jovem e da inovação, Silvana Novais, destacou o Núcleo como um espaço para “capacitar e comunicar o valor das mulheres através da liderança que exerce e pode exercer no setor”.