Segundo o INMET, os ventos podem chegar até a 60 km/h
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na manhã desta sexta-feira, 11 de outubro, um novo aviso de chuvas intensas para a cidade de Capelinha e outras 38 cidades da região cobertas pelo Gazeta dos Vales. O alerta, classificado com grau de severidade de perigo potencial, segue até as 12h deste sábado (12).
Conforme o instituto, as chuvas podem atingir volumes entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h, o que representa risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas.
O INMET recomenda que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada também deve ser evitado durante o período de instabilidade climática.
Esse aviso também é válido para as seguintes cidades: Água Boa, Almenara, Angelândia, Araçuaí, Aricanduva, Botumirim, Carbonita, Chapada do Norte, Coronel Murta, Cristália, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Grão Mogol, Itacambira, Itamarandiba, Itaobim, Jequitinhonha, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Leme do Prado, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Padre Carvalho, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Poté, Rubelita, Rubim, Salinas, Santa Maria do Suaçuí, São Gonçalo do Rio Preto, São Sebastião do Maranhão, Senador Modestino, Turmalina e Veredinha.
A Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis para fornecer mais informações e prestar auxílio à população durante o período do alerta.