Coligação “Unidos Por Turmalina” conquistou sete das onze vagas no Legislativo Municipal
Os eleitores de Turmalina/MG foram às urnas no último domingo, 6 de outubro, para decidir o futuro da administração municipal da cidade. Com 12.995 eleitores participantes, o município contou com uma disputa entre o atual prefeito, Zilmar da Farmácia (PSD), de 53 anos, e o vereador Dinão (PDT), de 67 anos.
Zilmar garantiu sua reeleição ao receber 73,90% dos votos válidos, o que equivale a 8.579 eleitores. Seu adversário, Dinão, obteve 3.030 votos, representando 26,10% do total. O pleito ainda registrou 760 votos nulos (5,85%) e 626 votos brancos (4,82%).
Com a vitória do atual prefeito, que liderou a chapa “Unidos Por Turmalina Renovação e Progresso”, ao lado do vice-prefeito Warlen Francisco (PT), segue no comando da cidade para o mandato de 2025 a 2028. A coligação conta com o apoio de partidos PSD, Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL (PT/PC do B/PV), PODE, Avante, União Brasil, PT e PRD.
Além da reeleição da prefeita, os eleitores também escolheram os nove vereadores que irão compor a Câmara Municipal. A maioria dos parlamentares eleitos pertence à coligação “O Povo Quer Continuar Crescendo”, com sete cadeiras garantidas. São eles: Kaká do Zé Antônio (PODE), Valdecir Praia (PT), Vander Cabeleireiro (PSD), Neguinho Maria da Cula (PSD), Tu do Hospital (PODE), Edinho Vereador do Povo (União Brasil) e Amaral do Social (União Brasil).
A coligação adversária, “A Força Que Vem do Povo” , que contou com o apoio dos partidos PDT, AGIR, MDB e PSB conseguiu eleger somente o vereador Léo do Jo Neto seu Maurilio (PDT). Além disso os vereadores Lucim Motorista da Saúde (PL), Alefe Costa (PL) e Petrônio (PL) foram eleitos sem fazer parte de nenhuma das coligações.