Listas de processos vão de nota fiscal falsa a omissão de nomes de candidatos no questionário da pesquisa.
A divulgação de resultados de pesquisas eleitorais para as eleições em Capelinha, com dados tão divergentes um do outro, fizeram com que diversos questionamentos sobre a veracidade dos dados fossem levantados por nossos leitores.
O Gazeta dos Vales procurou um advogado e realizou uma consulta aos processos existentes na justiça no tocante a suspensão e condenação de pesquisas eleitorais em outros municípios. Para cada instituto, foi selecionada a sentença mais recente de condenação de possíveis irregularidades em pesquisas. O resultado da pesquisa você confere:
TONY BRAND:
Em 28 de setembro deste ano, teve uma sentença desfavorável em relação a uma pesquisa realizada na cidade de Marilac. Na sentença, a juíza Andreya Alcântara Ferreira Chaves, considerou que a empresa não cumpriu os requisitos para registrar a pesquisa eleitoral e proibiu a divulgação.
O processo está disponível no site eletrônico da Justiça Eleitoral sob o número Nº 0600579-06.2024.6.13.0318 .
AÇÃO EFETIVA
Teve uma pesquisa suspensa pela justiça da cidade de Lagoa Santa em 5 de Setembro e foi condenada no dia 27 de setembro, ao pagamento de multa de R$ 53,205,00. A empresa recorreu em segunda instância, conforme processo: Nº 0600348-74.2024.6.13.0157.
INSTITUTO SOBERANO
A empresa teve setença desfavorável pelo juiz Rodrigo Duarte Bonatti que em setença confirmou uma liminar que reconhecia irregularidades em pesquisa eleitoral realizada pelo instituto na cidade de Porto Seguro. De acordo com os dados, a empresa omitiu nomes de candidatos na realização da pesquisa. O processo pode ser pesquisado pelo Nº 0600541-22.2024.6.05.0122.
Pesquisa eleitoral em Capelinha
Todos os três institutos que realizaram e divulgaram pesquisas eleitorais em Capelinha, foram processados por coligações de partidos sendo que foi pedido a disponibilização de dados da pesquisa realizada.
Como pesquisar informações sobre processo em relação a pesquisas eleitorais?
Basta clicar no link abaixo (consultaunificadapje.tse.jus.br/#/public/inicial/index) preencher no campo “nome da parte” o nome parcial ou completo do instituto de Pesquisa, e você terá acesso à todos os processo existentes.