Quase 20 comunidades abrigam a população quilombola de Capelinha, revela Censo 2022

0
noticias de capelinha
noticias de capelinha

Município tem 5,19% de sua população composta por quilombolas

O Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o município de Capelinha/MG ocupa a 169ª posição no ranking brasileiro de cidades com maior número de quilombolas. Além disso, a pesquisa trouxe também dados sobre as localidades onde os quilombolas residem, educação e quantidade.

Conforme os dados do IBGE, o município tem 2.058 quilombolas, o que representa 5,19% da população total. Importante destacar que todos os quilombolas residem fora de territórios quilombolas, distribuídos em quase 20 localidades como Alto Dos Bois, Barra do Jardim, Barreiro Grilo, Bateria Riacho, Bem Posta, Bom Jesus do Galego, Cabeceira do Ribeirão da Folha, Canoas, Cisqueiro, Fanadinho, Grilo, Grota da Gangorra, Povoado Galego, Ribeirão dos Vales, Santo Antônio, Santo Antônio do Fanado e Vendinhas.

As estatísticas ainda revelam que 82,8% dos quilombolas são alfabetizados, embora 17,2% ainda não tenham acesso à educação formal. A faixa etária mais representativa é de 30 a 34 anos. O censo também mostra que a alfabetização é mais comum entre jovens de 20 a 24 anos (98%) e menos frequente entre os de 55 a 64 anos (56,91%). Além disso, 99,14% dos quilombolas vivem em casas, enquanto o restante reside em apartamentos. 

Para mais detalhes, os interessados podem acessar o site ibge.gov.br e conferir o panorama geral da população quilombola no município.